A parte dos recomeços que ninguém te conta!

Ao começar em uma nova empresa os desafios são diversos, em especial nos primeiros 90 dias.

 

Entenda que você estará em um “terreno” desconhecido, em um ambiente novo, cultura diferente, novos colegas, nova rotina de trabalho, uma nova liderança e por menor que seja, qualquer comportamento seu não irá passar despercebido. Mas você decidiu mudar, então vamos em frente.

 

Assim, destaco a importância de uma autoanálise para entender se não está repetindo padrões que são prejudiciais para a sua vida profissional. Vale ressaltar que, pessoas difíceis de se relacionar existem em todos os lugares, falta de recursos e liderança despreparada são desafios que vamos encontrar sempre.

 

Entender o que o levou a sair do emprego anterior, lhe colocará por vezes em uma posição vantajosa, desde o início da jornada. Buscar e desenvolver habilidades específicas lhe ajudarão e muito em cada novo momento.

 

Assim sendo o convido a conhecer os 6 pontos chaves para cuidar no período de experiência.

 

1 – Entenda a cultura da área ou da nova empresa

Observe como os colegas e líderes se comportam, quais são os pontos que consideram importantes, quais as rotinas, processos que devem ser seguidos. Busque ganhar a confiança das pessoas, são elas que irão lhe ajudar nesse processo de adaptação e transferir novos conhecimentos.

 

2 – Espírito de time
Lembre-se que você está chegando agora, seja gentil com todos, ouça atentamente, tenha empatia ao longo do dia com eles, esteja aberto a novas ideias, participe de eventos juntos, almoço, happy hour entre outros.

 

3 – Erros excessivos em coisas básicas (ouça e aprenda)
Uma vez tendo as orientações de um colega de trabalho, anote tudo e seja cauteloso ao realizar a tarefa, mesmo sendo uma atividade simples de executar não confie na memória. Use suas anotações e relembre para que seja concluída da maneira indicada. O mais importante é fazer bem-feito.

 

4 – Fuja de fofocas e conversas paralelas
Esteja concentrado no objetivo principal: permanecer na empresa! Evite participar de conversas paralelas. Como está chegando agora, seja educado, ouça mais, evite colocar sua opinião, ou pior, ser o centro do assunto.
Esse tipo de comportamento prejudica muito e causa uma péssima impressão.

 

5 – Pontualidade
Problemas todos nós podemos ter, no entanto atrasos repetitivos demonstram da pior forma sua falta de compromisso com a empresa e colegas de trabalho. Respeite horários e prazos.

 

6 – Cuide da sua imagem pessoal
Aqui estou me referindo a alguns cuidados que devemos ter. Evite compartilhar coisas íntimas da sua vida, está conhecendo agora as pessoas. Se expor também de maneira equivocada em redes sociais pode prejudicá-lo.

 

Agora, se você resolveu empreender, o cenário será outro e isto é assunto para um próximo texto.

 

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Um abraço.

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Marcelo F. Oliveira

Trabalho na área comercial há mais de 21 anos, e construí toda minha vida junto a área comercial, aprendi muito e mudei minha vida. Hoje ajudo pessoas através da educação a seguir carreira na área de vendas e se destacar. Eu ensino aquilo que gostaria de ter aprendido quando comecei na área de vendas.

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